Bica segue sem previsão de reabertura após morte de jovem em recinto de leoa
O parque foi fechado imediatamente após a morte de um jovem de 19 anos, que entrou no recinto da leoa no último domingo (30)
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, suspendeu as visitas por tempo indeterminado após a morte de um jovem de 19 anos que entrou no recinto de uma leoa no último domingo (30). O fechamento do parque foi decidido imediatamente após o acidente, e ainda não há previsão de reabertura.
A Prefeitura de João Pessoa realizou uma reunião técnica nessa segunda-feira (1º) para avaliar o incidente na Bica. Participaram do encontro a direção do parque, médicos-veterinários, especialistas e gestores do espaço, que identificaram pontos de vulnerabilidade e definiram novas medidas de segurança.
Entre as ações previstas, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) implementará monitoramento reforçado, incluindo câmeras de vigilância com reconhecimento facial, capazes de analisar comportamentos suspeitos dos visitantes.
Além disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) fará uma inspeção técnica no parque para orientar e reforçar o cumprimento das normas técnicas. Já a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informou que solicitou à Câmara Municipal de João Pessoa a criação de uma comissão de acompanhamento, composta por parlamentares, para supervisionar a implementação das medidas.
Situação da Leona
A leoa do Parque Arruda Câmara está bem e continuará recebendo todos os cuidados necessários. Desde o incidente, na manhã de domingo (30), Leona tem sido monitorada regularmente pela equipe técnica. Embora tenha ficado agitada após o episódio, o felino apresentou comportamento normal, incluindo alimentação, ingestão de água, urina e autolimpeza, ações naturais de sua espécie.
Relembre o caso
Na manhã de domingo (30), Gerson de Melo Machado, o "Vaqueirinho", de 19 anos, invadiu o recinto da leoa na Bica. Ele escalou uma parede de mais de seis metros, ultrapassou as grades de segurança, subiu em uma das árvores e entrou no espaço do animal. A ação foi rápida, e o jovem acabou morrendo devido aos ferimentos provocados por Leona.



