TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
atividades suspensas

Bica segue sem previsão de reabertura após morte de jovem em recinto de leoa

O parque foi fechado imediatamente após a morte de um jovem de 19 anos, que entrou no recinto da leoa no último domingo (30)

Por Redação T5 Publicado em
Parquedabica
Ainda não há uma data de retorno das atividades do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Foto: Divulgação/PMJP)

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, suspendeu as visitas por tempo indeterminado após a morte de um jovem de 19 anos que entrou no recinto de uma leoa no último domingo (30). O fechamento do parque foi decidido imediatamente após o acidente, e ainda não há previsão de reabertura.

A Prefeitura de João Pessoa realizou uma reunião técnica nessa segunda-feira (1º) para avaliar o incidente na Bica. Participaram do encontro a direção do parque, médicos-veterinários, especialistas e gestores do espaço, que identificaram pontos de vulnerabilidade e definiram novas medidas de segurança.

Entre as ações previstas, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) implementará monitoramento reforçado, incluindo câmeras de vigilância com reconhecimento facial, capazes de analisar comportamentos suspeitos dos visitantes.

Além disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) fará uma inspeção técnica no parque para orientar e reforçar o cumprimento das normas técnicas. Já a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informou que solicitou à Câmara Municipal de João Pessoa a criação de uma comissão de acompanhamento, composta por parlamentares, para supervisionar a implementação das medidas.

Situação da Leona

A leoa do Parque Arruda Câmara está bem e continuará recebendo todos os cuidados necessários. Desde o incidente, na manhã de domingo (30), Leona tem sido monitorada regularmente pela equipe técnica. Embora tenha ficado agitada após o episódio, o felino apresentou comportamento normal, incluindo alimentação, ingestão de água, urina e autolimpeza, ações naturais de sua espécie.

Relembre o caso

Na manhã de domingo (30), Gerson de Melo Machado, o "Vaqueirinho", de 19 anos, invadiu o recinto da leoa na Bica. Ele escalou uma parede de mais de seis metros, ultrapassou as grades de segurança, subiu em uma das árvores e entrou no espaço do animal. A ação foi rápida, e o jovem acabou morrendo devido aos ferimentos provocados por Leona.



Relacionadas

Mais Lidas