Exposição ‘Presépio Natalino’ será aberta na Casa da Pólvora nesta sexta-feira (28)
A mostra reúne uma série de objetos criados pelo artista plástico Babá Santana e ficará aberta ao público até 7 de janeiro
A exposição ‘Presépio Natalino’ será aberta nesta sexta-feira (28) na Casa da Pólvora, em João Pessoa. A mostra, que reúne uma série de objetos criados pelo artista plástico Babá Santana, contará também com a presença de personagens natalinos. A visitação ficará aberta ao público até 7 de janeiro.
“Nesse ciclo de Natal, gostamos de montar o presépio porque traz esse espírito natalino para o Centro Histórico, um lugar onde o prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra fazem questão de reafirmar o compromisso de restauração, revitalização, mas, sobretudo, de ocupação com a presença viva das pessoas. E nada melhor do que um símbolo do Natal, como é o presépio, para chamar a atenção do morador de João Pessoa, mas também do turista que nos visita”, destacou o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.
Ainda de acordo com Alves, Babá Santana faz um presépio de muita qualidade artística, permeado de toda uma história pessoal do artista, que desde criança sempre sonhou e trabalhou com ideia do presépio. “A cada ano, ele traz elementos novos para esse presépio e vira uma festa na Casa da Pólvora. Trabalhamos a instalação desse presépio com muita alegria, muita celebração. Ele compõe parte do nosso trabalho no Centro Histórico, sobretudo, na Casa da Pólvora, onde fazemos shows, exposições e oficinas artísticas e culturais”, acrescentou.
Babá Santana explica que, a cada edição, o número de objetos que compõem o presépio aumenta. Este ano, a exposição recebe uma revoada de pássaros e anjos. Todo o presépio é feito em papietagem, uma técnica em que as criações são modeladas a partir do papel misturado a água e cola. Ao secar, esses objetos se tornam rígidos, duráveis e podem ser pintados.
“Essa exposição conta uma história que me deixa muito feliz. Fico com o coração aliviado e a alma leve porque meu amor pelos presépios vem desde a infância. Tenho coleção de presépio e esta é uma grande oportunidade de mostrar tudo isso às pessoas, retratando a chegada do filho de Deus. Não é só uma decoração de Natal, tem uma história que é a do nascimento do Menino Deus”, observa.
A composição do presépio, que envolve desde a recuperação das peças dos anos anteriores até a montagem propriamente dita no espaço da Casa da Pólvora, demora cerca de sessenta dias. “Quero muito que o público venha visitar. Tragam as pessoas com mais idade e, mais importante ainda, as crianças. Este é um registro que vai ficar na memória delas”, completa o artista.



