Governo Federal reconhece situação de emergência em cinco cidades da Paraíba
O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em cinco cidades da Paraíba devido ao período de estiagem. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União por meio das portarias nº 3.497, nº 3.499, nº 3.501 e nº 3.502.
Os municípios afetados são Cabaceiras, Junco do Seridó, Patos, Salgadinho e Taperoá, que enfrentam redução de chuvas. Outras cidades brasileiras também tiveram emergência reconhecida por motivos como seca prolongada, fortes chuvas, deslizamentos, vendavais, queda de granizo, incêndio florestal e erosão costeira.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras paraibanas podem solicitar recursos ao Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de água mineral, cestas básicas, refeições para equipes de trabalho e kits de limpeza e higiene. Os pedidos devem ser feitos pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
As portarias também reforçam que municípios têm acesso a cursos oferecidos pela Defesa Civil Nacional para capacitação de agentes que atuam em situações de desastres.



