Ações de limpeza retiram mais de 4 mil toneladas de resíduos dos rios de João Pessoa
Entre os resíduos encontrados estão vegetação aquática, sedimentos e lixo descartado de forma irregular
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) retirou 4.038,52 toneladas de resíduos sólidos dos rios de João Pessoa neste ano. As equipes também realizaram a limpeza de 17.287,70 metros de trechos, totalizando 5.076,51 horas de operação. O serviço integra as ações de prevenção para reduzir impactos do período chuvoso nas comunidades ribeirinhas.
O cronograma de trabalho atende todas as áreas às margens dos rios. A prioridade é definida conforme os trechos com maior comprometimento. No momento, as máquinas atuam no Rio Jaguaribe, no bairro de Miramar, e no Rio Cuiá, nas imediações da PB-008 e de Mangabeira. Todo o material recolhido é encaminhado ao Aterro Sanitário Metropolitano.
Entre os resíduos encontrados estão vegetação aquática, sedimentos e lixo descartado de forma irregular, como garrafas, latas, sacolas, pneus, colchões, geladeiras e outros objetos que dificultam o escoamento da água.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, o trabalho busca mitigar riscos e evitar danos durante períodos de maior intensidade de chuvas. Ele pontuou que moradores das áreas ribeirinhas são diretamente afetados pelos resultados das ações.
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. O órgão pode ser acionado pelo WhatsApp (98831-6885), pelo telefone 199 ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, disponível para Android e iOS.



