TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
planejamento operacional

Polícia Civil irá mobilizar 100 agentes para garantir a segurança na Romaria da Penha

Como parte da estrutura operacional, duas delegacias móveis também serão instaladas ao longo do trajeto da Romaria da Penha

Por Redação T5 Publicado em
Reuniao seguranca
O planejamento operacional foi apresentado em reunião com as forças de segurança nesta quinta-feira (27)

A Polícia Civil da Paraíba vai mobilizar cerca de 100 policiais para reforçar a segurança da Romaria de Nossa Senhora da Penha 2025. O planejamento operacional foi apresentado nesta quinta-feira (27) em encontro que reuniu representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesds), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Rodoviária Federal, além da presença do arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, oportunidade na qual foi detalhada a atuação integrada das forças de segurança ao longo de um dos maiores eventos religiosos do Nordeste.

Como parte da estrutura operacional, duas delegacias móveis serão instaladas ao longo do trajeto, uma na Praça da Paz e outra no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Ambas contarão com equipes completas, compostas por delegados, escrivães e investigadores, oferecendo atendimento imediato para registros de furtos, extravios de documentos e demais ocorrências, garantindo maior comodidade aos participantes.

Além disso, a 2ª Delegacia Distrital, localizada no Centro, funcionará em regime de plantão das 18h às 00h, atendendo demandas da região de início da romaria. Já a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, estará aberta das 20h às 8h, período que corresponde ao encerramento do percurso. A Central de Flagrantes, no Geisel, e o Polo de Vulneráveis, em Manaíra, também receberão reforço nas equipes para assegurar atendimento ágil e eficiente.

O delegado Cristiano Santana, titular da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC) e participante da reunião, detalhou a atuação da instituição.

“Trabalhamos em conjunto para que não haja qualquer ocorrência grave durante o percurso, como vem acontecendo nos últimos anos. Iniciamos os preparativos para esta festa muito cedo, logo após o Carnaval. Decidimos manter toda a estrutura dos últimos anos, com delegacias móveis completas — com delegados, escrivães e investigadores — para proporcionar todo o atendimento aos romeiros e às demais forças de segurança. Se o romeiro tiver algum objeto extraviado ou furtado, poderá fazer o registro no próprio local, trazendo maior comodidade. A 2ª DD, pela proximidade, ficará de plantão durante o período da festa, sem necessidade de deslocamento até a Central de Polícia no Geisel. Já a 9ª DD funcionará das 20h às 8h, pois está situada no ponto final do percurso", declarou o delegado.

O arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, agradeceu o empenho das forças de segurança e ressaltou a importância do trabalho conjunto.

“Nós só temos que agradecer o empenho, em nome dos romeiros, de cada setor das polícias. É verdade que é uma celebração religiosa, mas também popular — a maior do Nordeste depois do Círio de Nazaré — e vai muito além da dimensão religiosa, porque repercute na questão turística, na presença de milhares de pessoas. Por isso, fazem-se necessários todos esses cuidados para que seja segura, como em todos os anos. Agradecemos o empenho de cada um, em nome do governador. A romaria cresce a cada ano”, destacou o arcebispo.



Relacionadas

Mais Lidas