FliParaíba reúne escritores e artistas em João Pessoa a partir desta quinta-feira (27)
Evento conta com apresenta feiras de livros, mesas de debates e shows de artistas como Maria Gadú e Mariana Aydar
A programação do FliParaíba começa nesta quinta-feira (27), no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, com atividades que incluem feiras de livros, encontros com escritores, mesas de debates, ações formativas e apresentações de artistas como Maria Gadú e Mariana Aydar. O festival reúne autores e obras do Brasil, África e Portugal e propõe o intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa, além de valorizar a diversidade literária.
O evento abre às 16h com a feira de livros no Pavilhão Literário da Praça São Francisco, seguida por apresentações no Palco do Conhecimento, como o Coco Quilombola e o Toré Indígena Tabajara. A noite marca a cerimônia oficial de abertura, às 19h, e o concerto de abertura com a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, às 20h.
A programação segue até o sábado (29), com atividades distribuídas em diversos espaços, incluindo exposições como Versos Parahybridos, oficinas de cordel e xilogravura, contações de histórias, espetáculos infantis e mesas temáticas com autores de diferentes estados e países. Entre os destaques estão debates sobre a língua como território de cidadania, vozes ancestrais, mulheres na literatura, corpo político da língua, além de encontros que abordam jornalismo, democracia e processos editoriais.
Os shows também integram o roteiro cultural do festival. Na sexta-feira (28), o palco principal recebe o Toré dos Anciãos, seguido pelas apresentações de Lukete e Maria Gadú com a Camerata Parahyba. No sábado (29), a programação musical terá o Toré dos Caciques Potiguaras e Tabajaras, além das apresentações de Joyce Alane e Mariana Aydar.
Confira programação completa aqui.



