Ação da FICCO atinge estrutura financeira e operacional de organização criminosa
Operação cumpre mandados e apreende drogas, dinheiro e equipamentos na Grande João Pessoa
Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (27), em João Pessoa e na Região Metropolitana, cumpriu mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões e sequestro de bens com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação estruturada no tráfico de drogas, lavagem de capitais e crimes correlatos. A ação, chamada Operação Lux, foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB), com apoio do GAECO/MPPB.
A operação mobilizou cerca de 50 policiais, somando forças da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Penitenciário, Polícia Penal Federal, PRF, SENAPPEN e do Ministério Público. Foram expedidas 11 ordens de prisão preventiva e diversas medidas de busca, concentradas em bairros de João Pessoa e em um alvo localizado no estado de São Paulo. As determinações partiram da 2ª Vara Regional das Garantias da Capital/PB.
A investigação aponta a existência de uma estrutura criminosa dividida em núcleo operacional e núcleo financeiro, este último responsável por ocultar e movimentar capitais oriundos do tráfico de drogas. Durante as diligências, equipes apreenderam cocaína, dinheiro, telefones, notebooks e mídias eletrônicas, que serão encaminhadas à sede da Polícia Federal para aprofundamento das análises.
O delegado Bruno Vítor Germano, que esteve com equipes nas ruas, destacou que a ação alcançou diretamente pontos estratégicos do grupo. “Hoje, a integração mostrada mais uma vez expõe os resultados positivos. Foram expedidos 11 mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões, com alvos distribuídos pelo sistema penitenciário e pela região metropolitana”, afirmou.
O delegado reforçou que o grupo tinha atuação marcada pela mercancia ilícita de entorpecentes. “Essa organização criminosa tem como principal condão desenvolver o tráfico de entorpecentes, a mercância ilícita de drogas. Através disso, também roubos qualificados, esbulhos possessórios e lavagem de capitais”, explicou.
Entre os materiais apreendidos está uma quantidade expressiva de cocaína pura, que, segundo o delegado, era comercializada por R$ 50 o grama. “Nosso alvo foi preso por força do mandado, e com ele foi apreendida cocaína pura, de alta qualidade, além de aparelhos telefônicos e notebooks que serão lacrados e enviados à Polícia Federal para novos níveis de investigação”, detalhou.
A Operação Lux reforça o compromisso das instituições que compõem a FICCO/PB com o enfrentamento coordenado ao crime organizado. A participação do GAECO/MPPB ampliou a capacidade investigativa e possibilitou aprofundar a análise criminal, especialmente nos pontos que envolvem a articulação interestadual da facção.
As investigações apuram crimes previstos na Lei de Organização Criminosa (12.850/2013), Lei de Drogas (11.343/2006), Lei de Lavagem de Capitais (9.613/98), além de delitos correlatos como comércio ilegal de armas e crimes patrimoniais. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
O nome “Lux”, que significa “luz” em latim, representa a intenção de iluminar a estrutura clandestina que dava sustentação às atividades ilícitas da organização, incluindo a conexão entre integrantes presos e comparsas em liberdade, sustentando um esquema de atuação regional e interestadual.



