João Pessoa terá Feirão da Empregabilidade exclusivo para inscritos no CadÚnico
Feirão de Empregabilidade e Empreendedorismo será na próxima terça-feira (2), das 9h às 15h, em Mangabeira
Um Feirão de Empregabilidade e Empreendedorismo será realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), na próxima terça-feira (2), das 9h às 15h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, na Avenida Josefa Taveira, 860. O evento é exclusivo para pessoas cadastradas no CadÚnico e contará com diversas oportunidades e serviços voltados para emprego e empreendedorismo.
Dez empresas de diferentes setores estarão oferecendo vagas e realizando entrevistas no local. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência. Além disso, o Sistema Nacional de Emprego em João Pessoa (Sine-JP) vai atender o público para cadastro e atualização de informações.
De acordo com a coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, o objetivo do evento é fazer com que as pessoas possam sair da situação de vulnerabilidade para ter acesso ao emprego e sua proteção social. “Queremos que, a partir do emprego formal, as pessoas possam crescer e tenham os direitos trabalhistas assegurados, como renda fixa, recolhimento de FGTS, férias e 13º salário. Por meio do trabalho, é possível progredir, se qualificar e se engajar para crescer dentro da empresa e mudar de vida”.
O evento também conta com o apoio de agências integradoras: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a organização da sociedade civil Renapsi e o Centro Nacional de Aprendizagem Profissional (Cenap), que farão o encaminhamento para vagas de estágio e para o programa Jovem Aprendiz, que insere no mercado de trabalho jovens de 14 a 24 anos que estejam estudando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio.
O Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) também estará presente no Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo com inscrições para a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Secretaria de de Direitos Humanos e Cidadania vai fazer a inscrição no CadÚnico e a atualização dos dados, no dia do evento. Inclusive, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estarão fechados na terça-feira (2) e o atendimento será feito no Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo.
O CadÚnico identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
Documentação exigida para inscrição e atualização do CadÚnico:
RG;
CPF – de todos os membros da família;
Comprovante de residência;
Carteira de Trabalho; Título de eleitor;
Declaração escolar de matrícula – se tiver crianças na escola;
Currículos para concorrer às vagas de emprego.



