TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Medida Provisória

Câmara aprova mudanças na Zona Azul com vias isentas e tolerância para motoboys

A Medida Provisória regulamenta o serviço de Zona Azul pelos próximos 30 anos

Por Redação T5 Publicado em
Zona azul Easy Resize com 800x524
Câmara aprova mudanças na Zona Azul com vias isentas e tolerância para motoboys (Foto: Reprodução/ Semob-JP)

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, nesta terça-feira (25), a Medida Provisória enviada pelo prefeito Cícero Lucena (MDB) que regulamenta o serviço de Zona Azul pelos próximos 30 anos. O texto passou com votos contrários de Jailma Carvalho (PSB), Marcos Henriques (PT) e Fábio Carneiro (SD). Carlão Pelo Bem (PL) se absteve.

Entre as mudanças incluídas pelos vereadores está a criação da chamada Zona Branca, que garante isenção da taxa de estacionamento em nove vias de áreas comerciais. A proposta foi apresentada por Marcos Henriques (PT). As ruas contempladas são: Avenida Cinco de Agosto, Rua Gama e Melo, Rua da Areia, Rua Maciel Pinheiro, Rua Barão do Triunfo, Rua Desembargador José Peregrino, Rua João Luís Ribeiro de Moraes, Rua Monsenhor Sabino e Rua Francisca Moura.

Também foi aprovada a inclusão de um tempo de tolerância de até 20 minutos para motoboys e motoristas por aplicativo em vagas rotativas, por emenda do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD). Já o vereador Marcílio do HBE (Republicanos), licenciado da Semob-JP, informou que está sendo desenvolvida uma plataforma que deve oferecer uma hora de gratuidade a motoristas profissionais.

A votação teve embates. Fábio Carneiro anunciou que deve acionar a Justiça contra o texto. Ele defendia um projeto alternativo, chamado por ele de Zona Verde, com período educativo, tarifas proporcionais, descontos a servidores e motociclistas, além de incentivos a veículos elétricos e híbridos.

O líder do governo, Odon Bezerra (PSB), afirmou que a MP atende necessidades do comércio e que as alterações surgiram após diálogo com a prefeitura e a empresa responsável pelo estacionamento rotativo, em operação no Centro Histórico desde setembro.



Relacionadas

Mais Lidas