TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
decisão judicial

Juiz ordena convocação de concursados e aponta para excesso de temporários em Bayeux

O município de Bayeux deve convocar todos os aprovados no último concurso público da cidade em até 90 dias

Por Redação T5 Publicado em
Procuradoria se reúne com presidência da Câmara sobre greve em Bayeux
A decisão ainda pode ser contestada em recurso (Foto: Divulgação)

O juiz Francisco Antunes Batista, da 4ª Vara Mista de Bayeux, determinou que o município convoque todos os aprovados no último concurso público da cidade em até 90 dias. A decisão, tomada na noite dessa segunda-feira (24) e motivada por uma Ação Civil Pública do Ministério Público da Paraíba, proíbe ainda a contratação temporária para cargos com candidatos aprovados e exige a apresentação de um plano definitivo para extinguir contratos precários em funções permanentes. A decisão ainda pode ser contestada em recurso.

O juiz destacou que, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) e relatórios de folha de pagamento, “a exceção tornou-se a regra em Bayeux”. Ele ressaltou que, em determinado período de 2024, as contratações precárias chegaram a 244% do quadro efetivo da cidade.

“As contratações temporárias, em grande parte para funções como Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista, Agente Administrativo e Professor – todas de caráter estrutural, contínuo e permanente para o funcionamento da máquina administrativa –, demonstram a ausência do requisito de temporariedade e excepcionalidade, caracterizando verdadeira burla e desvio de finalidade", ressaltou o magistrado.

O juiz também afirmou que a prefeitura descumpriu uma decisão anterior do Tribunal de Justiça da Paraíba, que havia suspendido contratações temporárias. Segundo ele, a administração teria alterado a nomenclatura de cargos, como “Auxiliar Operacional” e “Técnico Operacional” em lugar de “Agente Administrativo”, na tentativa de mascarar contratações temporárias.

Ele ainda refutou a justificativa da prefeitura de falta de recursos para nomeações, ressaltando que a manutenção de servidores temporários demonstra tanto a necessidade dos serviços quanto a disponibilidade de recursos financeiros para remunerar a força de trabalho precária.



Relacionadas