Paraíba adere à campanha da ONU contra violência a mulheres e meninas
A ação tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência de gênero e reforçar o compromisso das instituições com os direitos humanos
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Ministério Público Federal (MPF) anunciaram nesta segunda-feira (24) a adesão à campanha global da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas”. A iniciativa conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), que colocou 20 ônibus circulando em João Pessoa com mensagens de conscientização.
A ação tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência de gênero e reforçar o compromisso das instituições com os direitos humanos. Segundo a OMS, uma em cada três mulheres sofre violência física ou sexual ao longo da vida, e entre jovens de 15 a 24 anos, uma em cada quatro sofre violência de parceiros.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2022, houve 74.930 registros de estupro no país, sendo 88,7% das vítimas mulheres e meninas, e 61,4% crianças de até 13 anos.
A procuradora do MPF na Paraíba, Janaina Andrade, afirmou que eliminar a violência contra mulheres e meninas é uma das metas da Agenda 2030 da ONU e destacou a importância da participação da sociedade.
A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” vai até 10 de dezembro, com prédios públicos da Paraíba iluminados na cor laranja.
Canais de denúncia: Disque 100 | Disque 180 | Polícia Militar (190) | Polícia Civil (197)



