Redução de impostos eleva em 11% a circulação de carros populares na Paraíba
O crescimento supera o avanço registrado pela frota de automóveis em geral, que aumentou 1,28% em quatro meses
A Paraíba registrou um aumento de 11,1% na circulação de veículos populares, especialmente dos modelos contemplados pelo programa Carro Sustentável, beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundaodados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre julho e outubro cerca de 2.040 unidades dos 25 modelos credenciados passaram a circular no estado.
A Paraíba registrou um aumento de 11,1% na circulação de veículos populares, principalmente dos modelos contemplados pelo programa Carro Sustentável, que são beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre julho e outubro, cerca de 2.040 unidades dos 25 modelos credenciados entraram em circulação no estado.
O crescimento supera o avanço registrado pela frota de automóveis em geral, que aumentou 1,28% no mesmo período, índice que coloca a Paraíba na liderança regional. O programa federal, em vigor desde 11 de julho, zerou o IPI para veículos compactos de alta eficiência energética produzidos no Brasil e reduziu a alíquota para modelos leves movidos a energia limpa e enquadrados em requisitos de reciclabilidade e segurança.
De acordo com a coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, Ana Paula Vieira, o impacto da redução de preços foi percebido de forma imediata no mercado, com descontos que chegaram a R$ 13 mil em alguns modelos de entrada. No Sicredi, o volume de crédito destinado ao financiamento de automóveis na Paraíba alcançou R$ 34,6 milhões em outubro, conforme balanço da instituição.
“O governo tem oferecido incentivos fiscais e benefícios para a compra desses modelos mais estratégicos para o país, tornando-os mais acessíveis e atraentes para os consumidores”, afirma a especialista. Ela acrescenta que o perfil de parte dos compradores também mudou: “Há uma preocupação crescente com sustentabilidade e impacto ambiental, especialmente entre quem está substituindo veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis”.
O financiamento tem sido outro elemento relevante na decisão de compra. Em um cenário de juros elevados, os consumidores procuram categorias com maiores abatimentos e instituições que ofereçam condições competitivas. Ana Paula observa que o modelo cooperativo amplia esse acesso: “Por ser uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi pode ter processos de análise de crédito mais flexíveis, facilitando a obtenção de financiamento para veículos incluídos no programa”.
Entre os modelos autorizados no programa Carro Sustentável, estão:
General Motors
– Chev/Onix Plus 10tmt
– Chev/Onix Plus 10mt Nb
– Chev/Onix 10tmt Hb
– Chev/Onix 10mt Hb 100
– Chev/Onix 10mt Hb
Renault
– Kwid Intens 2
– Kwid Iconic 2
– Kwid Int Bton
– Kwid Outsid 2
– Kwid Zen 2
Volkswagen
– Polo Track Ma
– Polo Track Ma Rb
– Polo Mb
Hyundai
– HB20 1.0 Sense
– HB20 1.0 Comfort
– HB20 1.0 Limited
– HB20 1.0 Platinum
– HB20 1.0 SE
– HB20S 1.0 Comfort
– HB20S 1.0 Limited
– HB20S 1.0 Platinum
– HB20S 1.0 SE
Stellantis
– Fiat Mobi Like
– Fiat Mobi Trekking 1.0 MT
– Fiat Argo Drive 1.0



