TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
nesta quinta-feira (20)

Orquestra Sinfônica da Paraíba celebra 80 anos com concerto especial no Theatro Santa Roza

O concerto começa às 20h, com entrada gratuita; os ingressos, porém, devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do teatro

Por Redação T5 Publicado em
Orquestra sinfonica da paraiba
A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) foi fundada em 4 de novembro de 1945

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), em comemoração aos 80 anos de sua fundação, celebrado no dia 4 deste mês de novembro, vai realizar um concerto especial nesta quinta-feira (20) no centenário Theatro Santa Roza. A regência é do maestro Gustavo de Paco de Gea, atual regente titular, e que presenciou, ainda como músico, a reativação da orquestra no início dos anos 1980.

A noite comemorativa será aberta com “Uma Noite no Monte Calvo”, poema sinfônico do russo Modest Mussorgsky. Em seguida, o programa destaca duas obras de inspiração armorial, assinadas por maestros pernambucanos: “No Reino da Pedra Verde”, de Clóvis Pereira, e “Gavião”, de Cussy de Almeida.

O encerramento ficará por conta da “Sinfonia nº 9 (Do Novo Mundo)”, em Mi menor, Op. 95, do compositor tcheco Antonín Dvořák, que coroa a apresentação em celebração aos 80 anos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O concerto começa às 20h, com entrada gratuita; os ingressos, porém, devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

Fundada em 4 de novembro de 1945, a OSPB tornou-se um dos mais importantes símbolos da música clássica no Nordeste e no Brasil, resultado da visão e do empenho de intelectuais liderados pelo professor Afonso Pereira, então presidente da Sociedade de Cultura Musical da Paraíba.

Atualmente sob a regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, a Orquestra Sinfônica da Paraíba continua a encantar plateias e a fortalecer seu papel formador no cenário musical. Em 2019, seu legado ganhou reconhecimento oficial ao ser declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Paraíba.



Relacionadas

Mais Lidas