Ciclo de Diálogos Museu-Escola abre para o público encontros formativos sobre relações étnico-raciais
O Ciclo de Diálogos Museu-Escola oferece atividades sobre diversidade e educação étnico-racial durante o mês da Consciência Negra
O Ciclo de Diálogos Museu-Escola oferece uma série de encontros que pautam a educação das relações étnico-raciais. Voltado para todos os níveis da educação básica, incluindo Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, o programa abre suas atividades ao público geral durante o mês da Consciência Negra, com temas adaptados ao perfil e os objetivos pedagógicos de cada instituição.
O Ciclo de Diálogos Museu-Escola é uma metodologia desenvolvida pela equipe do Museu da Diáspora Negra, dos Povos Originários e das Comunidades Tradicionais, projeto da Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana (SEMDH-PB), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES-PB) e com financiamento da FAPESq. Voltada para a educação básica, a iniciativa dá continuidade ao programa educativo do museu, que iniciou em parceria com o ensino universitário com a criação da disciplina inovadora de Jurema Sagrada na UFPB.
Atendendo a uma demanda de professores da rede estadual interessados em discutir com suas turmas temas como intolerância religiosa e preconceito racial, os pesquisadores Janaína Machado, Hilma Paulino e Stênio Soares desenvolveram uma metodologia de educação museal que integra busca integrar o museu e a educação escolar. As atividades são acompanhadas em parceria com o Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial João Balula, também vinculado à SEMDH-PB.
Para o professor Stênio Soares, coordenador do projeto de pesquisa do museu, essa ação educativa integra uma luta antirracista. “É necessário que a ação educativa do museu esteja em diálogo com a escola, porque a política de memória e valorização do patrimônio afro-brasileiro é parte do combate ao racismo. As culturas negras, indígenas e das comunidades tradicionais são alvo principal de uma sociedade racista, se o museu e a escola discutem isso, é estratégico e importante unir forças”, destaca.
Nesta segunda-feira (17), o ciclo passa pela Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, vinculada à Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), com uma formação de professores intitulada “Pedagogia da ancestralidade: arte e cultura na educação especial”, ministrada pelo Prof. Stênio Soares, às 15h, na própria instituição. O encontro visa discutir e planejar ações que abordem de forma propositiva elementos da educação étnico-racial na prática pedagógica da educação especial.
Alisson Xavier, diretor da Escola Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, destaca a dimensão do público atendido e a importância da participação no Ciclo de Diálogos. “Atendemos 636 estudantes em 44 municípios. Desses, 130 estão na Educação de Jovens e Adultos e os demais no Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência. Nesse grupo, temos estudantes quilombolas, indígenas, de tradição cigana e de outros contextos culturais. Nesse contexto, a proposta baseada em cultura, arte e respeito da formação do museu vai fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e olhar dos nossos estudantes de maneira integral. Poderemos desenvolver práticas voltadas ao desenvolvimento cognitivo da pessoa com deficiência, alinhadas aos saberes tradicionais, e manter essas ações ao longo de todo o ano letivo de 2026”, conta o diretor.
O planejamento e formação de professores da Educação Especial amplia o alcance do programa educativo voltado para as escolas. O Ciclo de Diálogo iniciou com uma ação educativa junto à Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Dr. João Navarro Filho, no dia 4 de novembro, e abordou a intolerância religiosa e combate ao racismo religioso através do diálogo formativo e o sarau poético. Nesse momento, as pesquisadoras do museu estão elaborando estratégias pedagógicas com os professores da Escola Estadual Profa. Jacy Costa para abordar o combate ao racismo recreativo e religioso junto com seus alunos do Ensino Médio.
Serviço: Ciclo de Diálogos Museu-Escola
Programação:
* 04/11 – Escola Estadual Doutor João Navarro Filho (Cabedelo)
Sarau Poético: Intolerância Religiosa
* 17/11 – Escola Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira (FUNAD, João Pessoa)
Palestra: Educação racial e inclusiva
* Data a confirmar – Escola Estadual Jacy Costa (Mangabeira, João Pessoa)
Diálogo com estudantes do Ensino Médio sobre relações étnico-raciais



