Enem 2025: Período de pedido de reaplicação de prova começa nesta segunda (17)
Candidatos afetados podem enviar documentação até sexta (21)
Participantes que perderam um ou dois dias de Enem 2025 por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas podem solicitar reaplicação das provas a partir desta segunda-feira (17). O prazo segue até as 12h da próxima sexta-feira (21), conforme informou o Inep. O instituto reforçou que haverá apenas uma reaplicação do exame. Em nota, o órgão destacou que “todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro”.
O pedido deve ser feito pela Página do Participante, com acesso por meio da plataforma Gov.br. O candidato precisa anexar um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a situação que impediu a participação na aplicação regular. A data do documento deve corresponder ao dia perdido de prova. Estudantes de cidades atingidas por desastres naturais têm reaplicação garantida. Entre os casos citados pelo Ministério da Educação está o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde o exame foi suspenso após um tornado no último dia 7 de novembro. A Defesa Civil relatou destruição de 90% da área urbana.
O edital do Enem 2025 determina reaplicação para candidatos com doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, monkeypox, influenza A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. Nos casos de problemas logísticos, o Inep analisa situações como falta de energia que comprometa a visibilidade da prova, falhas de execução no local de aplicação ou desastres que afetem a infraestrutura.
Cada pedido será avaliado individualmente pela equipe do instituto. Apenas solicitações deferidas garantem participação na reaplicação. O candidato fará somente a prova referente ao dia em que a participação foi impossibilitada.



