TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
segundo dia

Enem 2025: Mais de 142 mil paraibanos fazem provas de ciências da natureza e matemática neste domingo (16)

A aplicação das provas neste domingo (16) mantém o horário de Brasília e os mesmos protocolos de segurança adotados no primeiro dia

Por Redação T5 Publicado em
Enem é porta de entrada para universidades públicas
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (Foto: Rafael Neddermeyer/Agência Brasil)

O segundo dia do Enem 2025 deve movimentar a Paraíba neste domingo (16), quando 142.050 candidatos são esperados para realizar as provas de ciências da natureza e matemática. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação mantém o horário de Brasília e os mesmos protocolos de segurança adotados no primeiro dia.

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, dando início aos procedimentos de segurança antes do início das provas, marcado para 13h30. Neste segundo dia do Enem, a aplicação será um pouco mais curta, com encerramento previsto para 18h30, meia hora mais cedo que no último domingo.

A saída dos participantes sem o caderno de questões será liberada a partir das 15h30, enquanto quem quiser levar o material só poderá deixar o local às 18h. Candidatos que receberam do Inep autorização para tempo adicional terão mais 60 minutos para concluir o exame, e aqueles que farão a videoprova em Libras contarão com uma prorrogação de 120 minutos.

Para entrar no local de prova, o candidato deve apresentar um documento oficial de identificação com foto. São válidos a Carteira de Identidade, documentos profissionais emitidos por conselhos de classe, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Também são aceitos documentos digitais, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, desde que exibidos nos aplicativos oficiais ou pelo app Gov.br.

A prova deve ser preenchida obrigatoriamente com caneta esferográfica preta de material transparente. Candidatos que recebem atendimento especializado para transtorno do espectro autista podem utilizar canetas coloridas no caderno de questões, mas o Cartão-Resposta continua exigindo exclusivamente tinta preta.

Equipamentos eletrônicos, celulares, relógios, bonés, viseiras e óculos escuros devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos, lacrado e colocado sob a carteira. Lanches são autorizados, mas precisam passar pela vistoria do chefe de sala antes do início da prova.

Perfil dos candidatos na Paraíba

A Paraíba teve aumento na participação no Enem deste ano. O estado reúne 142.050 inscritos aptos para as provas deste domingo (16), número 10,6% maior que o registrado em 2024, quando 128.376 candidatos participaram do exame. A maioria dos inscritos é formada por mulheres, que somam 82.787 inscrições (58,28%). Os homens representam 59.263 participantes, o equivalente a 41,72% do total.

Neste ano, o Enem adotou a inscrição pré-preenchida para alunos do último ano do ensino médio da rede pública. Entre os 35.123 pré-cadastrados, 30.357 confirmaram participação, alcançando taxa de adesão de 86,43%. Já a isenção da taxa contemplou 101.302 inscritos, o equivalente a 71,31% do total. Os demais 40.748 candidatos pagaram para realizar as provas.



Relacionadas

Mais Lidas