Grupos potiguares iniciam circulação teatral pela Paraíba e Rio Grande do Norte com acesso gratuito
A programação, totalmente gratuita, inclui apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, exibição do filme “Um Filme Sem Fim” e rodas de conversa com o público
A partir deste sábado (15), os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa dão início a uma circulação artística que une teatro de rua, cinema e debate, passando pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte. A programação, totalmente gratuita, inclui apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, exibição do filme “Um Filme Sem Fim” e rodas de conversa com o público.
O circuito começa em João Pessoa, segue para Patos no dia 18 de novembro e, em seguida, percorre os municípios potiguares de Baía Formosa, Caicó, Lagoa Nova e Apodi. O projeto também chegará a duas comunidades indígenas e uma quilombola, ampliando o acesso a experiências artísticas em diferentes territórios.
Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade: as apresentações terão intérprete de LIBRAS, e o documentário será exibido com legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE).
A atriz Paula Queiroz, do grupo Clowns de Shakespeare, destacou a importância da circulação:
“‘Ubu’ é um espetáculo pensado para viajar e alcançar diversos territórios e públicos. Já estivemos em várias regiões do Brasil, mas desta vez terei a chance de me apresentar em Patos, minha cidade natal, com minha família na plateia.”
João Pessoa
- 15 de novembro – 19h
Exibição do filme “Um Filme Sem Fim”
Local: Coletivo Alfenim, Rua José Gonçalves Júnior, 182, Castelo Branco - 16 de novembro – 19h
Espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça do Coqueiral, Mangabeira
(Atividade integra o Festival de Teatro de Mangabeira)
Patos
- 18 de novembro – 10h40
Exibição do filme “Um Filme Sem Fim”
Local: IFPB Patos - 18 de novembro – 19h
Espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça do CEPA
Sobre “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Criado coletivamente pelos grupos envolvidos, o espetáculo é uma obra de teatro de rua inspirada nas personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica peça “Ubu Rei”, de Alfred Jarry. A montagem transporta a história para um território fictício de atmosfera latino-americana, explorando temas como injustiças sociais, manipulação da informação e excessos do poder, com humor e crítica política.
Sobre “Um Filme Sem Fim”
O documentário, dirigido por Carito Cavalcanti, acompanha quase três décadas de trajetória dos Clowns de Shakespeare. Iniciado em 2013 e concluído em 2022, o filme revela os bastidores, desafios e processos criativos de um dos grupos mais importantes do teatro potiguar.



