TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
acessibilidade

Aeroporto Castro Pinto inaugura sala multissensorial para passageiros neurodivergentes

A iniciativa está alinhada às melhores práticas da concessionária para o acolhimento de pessoas neurodivergentes

Por Redação T5 Publicado em
Salamultissensorial aeroportojp
O espaço funciona 24 horas, com capacidade para receber um passageiro e um acompanhante por vez (Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional de João Pessoa - Presidente Castro Pinto, localizado na Região Metropolitana da capital paraibana, inaugurou uma sala multissensorial voltada para passageiros neurodivergentes. Localizado na sala de embarque, próximo ao canal de inspeção, o espaço tem 5,72 m² e funciona 24 horas, com capacidade para receber um passageiro e um acompanhante por vez. A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Ministério de Portos e Aeroportos.

O espaço é destinado a passageiros neurodivergentes, oferecendo um ambiente de descompressão, isolado de estímulos que possam causar desequilíbrio emocional. Ele auxilia na regulação do estresse, proporcionando alívio diante de estímulos externos e promovendo bem-estar.

De acordo com a Aena, responsável pelo aeroporto, o investimento contempla tecnologia IoT e inteligência artificial; técnicas de videomodelamento para conferir previsibilidade aos passageiros; controle através de dispositivos móveis; e assistente de inteligência artificial multi-idioma, além de apresentações para funcionários sobre o autismo e outros transtornos de neurodivergência e hipersensibilidade, com o objetivo de garantir eficiência, personalização e acessibilidade avançada.

“A sala multissensorial faz parte dos investimentos em melhorias no Aeroporto de João Pessoa. A novidade demonstra nosso compromisso em tornar os aeroportos da Aena espaços inclusivos, acolhedores e acessíveis para todas as pessoas”, destaca Jorge Odir, diretor do Aeroporto Internacional de João Pessoa.

Além do Aeroporto de João Pessoa, há salas semelhantes implantadas nos terminais de Congonhas (SP), do Recife (PE), de Campo Grande (MS), de Aracaju (SE) e Maceió (AL). Além disso, espaços TEA foram instalados nas salas de embarque dos aeródromos de Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Santarém, Marabá, Altamira, Carajás, Juazeiro do Norte, Campina Grande, Corumbá e Ponta Porã.



Relacionadas

Mais Lidas