TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
pesquisa IBGE

Paraíba é um dos estados com menor taxa de desemprego do país

Os dados divulgados nesta sexta-feira (14) fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral

Por Redação T5 Publicado em
Carteira de trabalho digital como tirar
Paraíba registrou taxa de desemprego de 7%

A Paraíba é uma das onze unidades da Federação que alcançaram, no terceiro trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego desde 2012, quando teve início a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do estado paraibano, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins registraram recordes de baixa no nível de desocupação.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (14) fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral. Conforme o levantamento do IBGE, no Brasil como um todo, a taxa de desemprego fechou o período em 5,6%, o menor índice já registrado na série histórica.

Apesar de o estado de Santa Catarina não constar na lista de menor taxa de desemprego já apurada, o estado figura, ao lado do Mato Grosso, como a menor desocupação do país: 2,3%. Esse número representa leve alta em relação ao segundo trimestre, quando a taxa era de 2,2%, considerada pelo IBGE como “estabilidade”.

A Pnad avalia o mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação. Só é classificada como desocupada quem procurou emprego nos 30 dias anteriores, com dados coletados em 211 mil domicílios em todo o país.

Confira as taxas de desocupação de todas as UF

Santa Catarina: 2,3%

Mato Grosso: 2,3%

Rondônia: 2,6%

Espírito Santo: 2,6%

Mato Grosso do Sul: 2,9%

Paraná: 3,5%

Tocantins: 3,8%

Minas Gerais: 4,1%

Rio Grande do Sul: 4,1%

Goiás: 4,3%

Roraima: 4,7%

São Paulo: 5,2%

Brasil: 5,6%

Maranhão: 6,1%

Ceará: 6,4%

Pará: 6,5%

Paraíba: 7,0%

Acre: 7,4%

Piauí: 7,5%

Rio Grande do Norte: 7,5%

Rio de Janeiro: 7,5%

Amazonas: 7,6%

Alagoas: 7,7%

Sergipe: 7,7%

Distrito Federal: 8,0%

Bahia: 8,5%

Amapá: 8,7%

Pernambuco: 10%



Relacionadas

Mais Lidas