Telecirurgia histórica e futuro da saúde são temas do Tambaú Debate deste sábado (15)
Programa vai ao ar às 08h com apresentação de Josival Pereira
O Tambaú Debate deste sábado (15) recebe o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, para uma conversa sobre o futuro da saúde no Brasil. No programa, Gualter também detalha a primeira telecirurgia robótica do mundo realizada com internet de baixo custo, durante a Convenção Nacional da Unimed, em João Pessoa.
A cirurgia que conectou João Pessoa e Curitiba, a mais de 3.200 km de distância, utilizou internet comum. “Fizemos a primeira telecirurgia do mundo com internet de baixo custo. O que antes custava caro agora custa menos de cinco por cento”, afirmou Gualter, destacando que a tecnologia pode democratizar o acesso a procedimentos de alta complexidade no país.
Segundo ele, em breve será possível que um cirurgião opere à distância enquanto uma equipe acompanha o paciente em outra região. “É possível levar cirurgias de excelência para os rincões do país. Um robô pode estar até em um barco operando populações ribeirinhas”, explicou.
Gualter também detalhou que o projeto envolveu 17 empresas e 42 profissionais e já repercute internacionalmente. “Estamos na Reuters e em contato com equipes da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina.”
Durante a entrevista, o médico também falou sobre qualidade assistencial, cultura organizacional e o cuidado com o paciente idoso. Ele explicou que a Unimed João Pessoa ampliou ações preventivas e criou espaços voltados ao envelhecimento saudável. “Envelhecer bem exige estímulo físico e cognitivo. Isso previne e retarda doenças neurológicas”, afirmou.
Ele também ressaltou a dimensão do Sistema Unimed no país. “Somos 340 cooperativas, 170 hospitais, 118 mil médicos. Só no ano passado fizemos 665 milhões de procedimentos. É a força da intercooperação”, disse.
O programa vai ao ar neste sábado (15), às 08h com apresentação de Josival Pereira.



