TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Clandestino

Operação combate extração ilegal de minério em terra indígena potiguara, na Paraíba

Ação da Polícia Federal cumpre mandados em Baía da Traição

Por Redação T5 Publicado em
PF minerio
Operção reforça proteção ambiental e patrimonial na região

A Polícia Federal deflagrou a Operação 231 para combater a extração ilegal de minério na Terra Indígena Potiguara, localizada em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade paraibana, com foco na identificação de responsáveis pela atividade criminosa que tem causado degradação ambiental na área protegida.

O nome da operação faz referência ao artigo 231, parágrafo 3º, da Constituição Federal, que estabelece que o aproveitamento de recursos hídricos e a lavra de riquezas minerais em terras indígenas só podem ocorrer com autorização do Congresso Nacional e consulta às comunidades afetadas, garantindo participação nos resultados da exploração. A extração clandestina na região potencia o dano ambiental porque não há qualquer procedimento de recuperação das áreas degradadas, o que amplia os impactos sobre solo, fauna e recursos hídricos dentro do território potiguara.

A Constituição também determina que os recursos minerais são bens da União (art. 20, IX). O mesmo status é atribuído às terras tradicionalmente ocupadas por povos indígenas, como a Potiguara, conforme o artigo 20, XI. A exploração irregular, portanto, viola tanto a proteção ambiental quanto o patrimônio da União na Paraíba. A Operação 231 integra o esforço federal para preservar territórios indígenas e coibir práticas que ameaçam a sustentabilidade e a integridade das comunidades potiguaras.



Relacionadas

Mais Lidas