Campina Grande reduz pela metade infestação do mosquito da dengue
O índice caiu de 5,3% para 2,3%, segundo o 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) de 2025
A Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou queda de mais de 50% na infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O índice caiu de 5,3% para 2,3%, segundo o 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) de 2025.
O estudo avaliou 63 bairros. Desses, 52 ficaram na faixa de médio risco e 11 em baixo risco. Nenhum bairro teve alto índice de infestação. O maior índice foi registrado no bairro da Liberdade, com 3,7%.
Foram vistoriados 9.652 imóveis, e os agentes encontraram larvas do mosquito em 211 reservatórios de água, como cisternas e tambores. Mesmo com a redução, a Secretaria reforça a importância de eliminar água parada em casa para evitar novos focos.
O levantamento também mostrou redução de 70% nos índices de bairros que antes preocupavam, como Cruzeiro, Dinamérica, Quarenta, Santa Rosa, Santa Cruz, Ramadinha e Presidente Médici.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Hércules Lafitte, o resultado é fruto do trabalho das equipes e da colaboração da população. “Essa conquista é importante, mas a vigilância deve continuar”, afirmou.



