TCE-PB inicia segunda etapa de auditoria em maternidades públicas
Ao todo, 40 auditores estão em 18 municípios, incluindo João Pessoa e Campina Grande
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) iniciou, nesta terça-feira (11), a Auditoria Coordenada nº 02/2025 para acompanhar as condições de 20 maternidades públicas do estado. A ação começou às 8h e faz parte do Plano Anual de Auditoria (PAA) de 2025.
Ao todo, 40 auditores estão em 18 municípios, incluindo João Pessoa e Campina Grande. As equipes analisam infraestrutura, equipes de trabalho, insumos, biossegurança, manejo de resíduos e a qualidade do atendimento a gestantes e recém-nascidos.
As maternidades avaliadas concentram cerca de 90% dos nascimentos realizados na rede pública. Destas, 14 são administradas pelo Governo do Estado e 6 por prefeituras. Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde apontam que essas unidades reúnem cerca de 10.900 profissionais.
A operação utiliza questionários eletrônicos e registros fotográficos enviados em tempo real para o Espaço Cidadania Digital, onde as informações serão consolidadas em relatórios. Caso sejam encontradas falhas, o TCE-PB poderá emitir alertas e recomendações aos gestores.
A auditoria verifica se houve melhorias após a fiscalização realizada em 2024.



