Paraíba abre licitação para transformar Casarão dos Azulejos em museu com acessibilidade e café cultural
De acordo com o superintendente em exercício da Suplan, o diretor técnico Luiz Rabelo, a expectativa é que a empresa vencedora seja homologada em até 30 dias
A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) realiza nesta sexta-feira (14), às 10h, a abertura das propostas do edital de concorrência eletrônica nº 066/2025, que prevê a reforma e adaptação do Casarão dos Azulejos, localizado no Centro da capital.
O edital foi publicado em 27 de outubro no Portal do Governo da Paraíba, e todo o processo licitatório pode ser acompanhado pelo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), incluindo etapas, prazos e recursos.
De acordo com o superintendente em exercício da Suplan, o diretor técnico Luiz Rabelo, a expectativa é que a empresa vencedora seja homologada em até 30 dias.
“É com satisfação que recebemos a responsabilidade de conduzir o processo licitatório da obra do Museu da Justiça Eleitoral, que será implantado no histórico Casarão dos Azulejos. Depois da homologação, daremos início à obra”, afirmou.
O projeto, elaborado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), contempla adequações estruturais e de acessibilidade, respeitando as características históricas do imóvel. Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, as intervenções serão pontuais, com foco na modernização do espaço.
“Não se trata apenas de restauração e pintura. A principal intervenção será a adequação às normas de acessibilidade. O Casarão possui uma escadaria antiga e histórica, o que exige cuidados específicos. Por isso, será instalada um elevador na parte de trás do edifício”, explicou.
Além das melhorias estruturais, o projeto prevê a criação de um café integrado ao museu, reforçando o caráter cultural e turístico do novo equipamento. O desembargador destacou ainda o valor simbólico e histórico da iniciativa.
“Iremos entregar a João Pessoa mais um espaço cultural, que valoriza a memória da instituição, da cidade e do patrimônio arquitetônico”, afirmou.
O Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia será um espaço voltado à preservação da história política e democrática da Paraíba, reforçando o compromisso do Estado com a valorização da memória e do patrimônio histórico.
O edital completo e outras informações sobre a licitação podem ser acessados neste link.



