Enem 2025: Ausentes no 1º dia de prova podem pedir reaplicação
Solicitação deve ser feita na Página do Participante, com comprovação de doença ou problema logístico
Candidatos que faltaram ao primeiro dia do Enem 2025, realizado neste domingo (9), poderão solicitar a reaplicação da prova caso tenham sido impedidos de comparecer por motivos de doença infectocontagiosa ou problemas logísticos, conforme previsto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O prazo para o pedido de reaplicação começa em 17 de novembro e termina às 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). Já os participantes dos municípios de Belém (PA), Ananindeua (PA) e Marituba (PA), que farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, terão entre 8 e 12 de dezembro para enviar a solicitação.
Entre as doenças que justificam a ausência estão tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, covid-19, varíola dos macacos, influenza A e B, entre outras listadas no edital. O candidato deve apresentar laudo médico que comprove a condição. Também podem solicitar a reaplicação aqueles que enfrentaram problemas logísticos, como falta de energia elétrica, desastres naturais ou falhas de procedimento na aplicação da prova, desde que o ocorrido tenha causado prejuízo comprovado.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep, onde estão descritos os documentos exigidos. As provas de reaplicação serão realizadas em 16 e 17 de dezembro de 2025, com o mesmo formato e nível de dificuldade do exame original, mas com questões inéditas.
O Inep recomenda que os candidatos ausentes no primeiro dia compareçam normalmente ao segundo dia de provas, que será aplicado em 16 de novembro. Os resultados dos participantes que realizarem a reaplicação serão divulgados em janeiro de 2026, junto com os demais inscritos do exame.



