Novembro Azul: João Pessoa reforça cuidados com a saúde masculina e amplia vacinação para adolescentes
Com foco também na importância da vacinação como forma de prevenção de doenças imunopreveníveis
Neste Novembro Azul, as ações de conscientização sobre o câncer de próstata e o cuidado integral com a saúde masculina estão sendo intensificadas, com foco também na importância da vacinação como forma de prevenção de doenças imunopreveníveis. As iniciativas são promovidas pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Rede Municipal de Saúde.
Entre os imunizantes disponíveis, destaca-se a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), que previne verrugas genitais e cânceres de pênis, garganta e ânus. A vacina é oferecida gratuitamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e até dezembro foi ampliada para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose.
A rede também disponibiliza vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Hepatite B e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). Pessoas dos grupos prioritários podem se imunizar contra a Covid-19, e a vacina contra a dengue, indicada para jovens de 10 a 14 anos, está disponível nas salas de vacinação da rede municipal.
Locais e horários
A vacinação acontece nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 11h e das 12h às 16h, nas Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização (CMI), no bairro da Torre, das 8h às 16h.
Há ainda três postos móveis de vacinação, funcionando do meio-dia às 21h, localizados no Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá.
Documentação necessária
Para se vacinar, é preciso apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.



