Operação conjunta remove escombros em Campina Grande após rompimento de reservatório
As ações emergenciais envolveram equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa)
Uma força-tarefa foi mobilizada neste sábado (8) em Campina Grande para remover escombros e prestar assistência às vítimas do rompimento de um reservatório de água da Cagepa, ocorrido no bairro da Prata. O incidente deixou uma pessoa morta e provocou danos significativos em imóveis e vias da região.
As ações emergenciais envolveram equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), além de servidores das secretarias estaduais de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Humano. O trabalho foi coordenado pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que permaneceu durante todo o dia na cidade acompanhando os esforços de resgate e limpeza.
“A Paraíba está com Campina. Desde as primeiras horas, estamos atuando de forma integrada para amenizar os impactos da tragédia causada pelo rompimento do reservatório da Cagepa”, afirmou o vice-governador. “A equipe estadual está mobilizada para garantir assistência às famílias, reforçar a segurança na área, realizar a limpeza do local e restabelecer o abastecimento de água o mais rápido possível.”
Como parte das medidas de resposta, o Governo da Paraíba publicou o Ato Governamental nº 3.505, que institui a Comissão Estadual de Acompanhamento para Reparação dos Danos e Acolhimento das Vítimas do desastre. O ato, divulgado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, determina que a comissão seja coordenada por Lucas Ribeiro e composta por representantes da Cagepa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Suplan e secretarias estaduais envolvidas nas ações.
O documento também autoriza o convite a outros órgãos e instituições públicas ou privadas que possam colaborar tecnicamente com o processo de reparação e apoio às famílias atingidas.



