Estudantes de João Pessoa conquistam ouro e prata na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
A competição faz parte da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) e reuniu cerca de 300 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país
Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa conquistaram medalhas de ouro e prata na 79ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 3 e 6 de novembro, na Barra do Piraí (RJ). A competição faz parte da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) e reuniu cerca de 300 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.
Os alunos das Escolas Municipais Aruanda (Bancários), Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias) e Virgínius da Gama e Melo (Mangabeira I) representaram João Pessoa e voltaram para casa com resultados expressivos. O grupo desembarcou nesta sexta-feira (7), na capital paraibana, sendo recebido com festa pela banda marcial da Escola Anayde Beiriz.
Os estudantes Pedro Ferraz Queiroz e Ana Júlia Freire da Silva, da Escola Aruanda, conquistaram a medalha de ouro, ao lançarem um foguete que atingiu 263,8 metros de distância. “A competição foi muito legal e gratificante, cansativa também. Quando anunciaram que a gente tinha ganhado o ouro, fiquei muito feliz, mas demorou um pouco para cair a ficha”, contou Pedro.
A professora de Ciências da Aruanda, Isabel Feitosa, comemorou o resultado na primeira participação da escola na jornada. “É uma emoção que a gente não consegue nem explicar. Tivemos alguns desafios com o equipamento, principalmente com a base de lançamento, mas os alunos mostraram capacidade de resolver os problemas e cresceram com a experiência”, destacou.
A Escola Municipal Virgínius da Gama e Melo conquistou três medalhas de prata, com as equipes formadas pelos alunos Maria Clara Gomes, Júlia Gomes Alves Soares, João Victor Henrique, Lucas Francisco, João Guilherme e João Juvêncio, que alcançaram as marcas de 143,5 m, 161,9 m e 198,1 m.
A professora Francineria Bezerra de Queiroz Henrique, coordenadora das equipes, celebrou os resultados. “Estamos radiantes de orgulho. Essa vitória é fruto de muito estudo, trabalho em equipe e sonho. Quando a educação voa alto, todos nós decolamos juntos”, afirmou.
Também com medalha de prata, os alunos Silas Alves Ferreira e Rebeca Fragoso Arruda, da Escola Municipal Anayde Beiriz, destacaram-se na competição. “Foi incrível! Nunca tinha saído do estado nem andado de avião. Fiquei nervoso na hora do lançamento, mas deu tudo certo. Quando saiu o resultado, pulei demais de alegria”, contou Silas, emocionado.
O professor de Ciências da Anayde Beiriz, Kelver Carlos Coutinho Monteiro, ressaltou o apoio institucional. “Nosso orgulho é gigantesco. Agradecemos à Prefeitura de João Pessoa e à Secretaria de Educação por todo o suporte. Foi uma experiência única para os nossos alunos”, destacou.
A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, elogiou os estudantes e professores pelas conquistas. “Esses resultados mostram o talento, a dedicação e a curiosidade científica dos nossos alunos. Também refletem o compromisso dos professores e gestores que fazem da escola um espaço de descoberta e sonho. Investir em ciência e inovação é investir no futuro”, afirmou.
Durante a Jornada, os participantes lançaram foguetes construídos com garrafas PET, fitas adesivas e bases de cano PVC, em uma atividade que une ciência, criatividade e aprendizado prático. As conquistas reforçam o destaque da educação científica de João Pessoa em competições nacionais.



