Tartaruga marinha é resgatada com suspeita de ingestão de plástico no Bessa
O animal apresentava dificuldade para submergir, situação comum em casos de ingestão de plástico
Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi resgatada na manhã desta quinta-feira (6), na Praia do Bessa, em João Pessoa. O animal apresentava dificuldade para submergir, situação comum em casos de ingestão de plástico. A ação envolveu o Movimento Esgotei, a Polícia Ambiental, a Associação Guajiru e o Aquário Paraíba.
Segundo o diretor do Aquário Paraíba, Emmanuel Lopes, a tartaruga foi levada para o centro de reabilitação da instituição, onde passa por exames para identificar possíveis obstruções. Esta é a terceira tartaruga recebida pelo local neste mês com sinais da mesma causa. Atualmente, quatro animais estão em tratamento.
O Aquário Paraíba realiza resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos em parceria com órgãos ambientais. Quando recuperadas, as tartarugas retornam ao mar.
Dados do Instituto Oceanográfico da USP apontam que cerca de 90% das tartarugas encontradas mortas no litoral brasileiro possuem plástico no sistema digestivo. A ONU Meio Ambiente estima que mais de 100 mil animais marinhos morrem por ano por causa da poluição por plástico.



