Espaço noturno de acolhimento para crianças de 3 a 12 anos será implantado em João Pessoa
Cuidoteca será instalada no bairro Gervásio Maia para oferecer apoio a mães solo, famílias e responsáveis que precisam estudar, trabalhar ou se qualificar à noite
João Pessoa foi incluída entre as nove capitais selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social para implantar uma Cuidoteca, espaço destinado ao cuidado e acolhimento de crianças de 3 a 12 anos, com e sem deficiência, no período noturno.
O anúncio da iniciativa foi feito nesta quarta-feira (5), em Brasília, pelo secretário de Direitos Humanos e Cidadania do município, Diego Tavares, após reunião com o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão. A capital paraibana receberá R$ 400 mil anuais para a execução do projeto, que integra ações da Rede Municipal de Proteção Social.
O equipamento será instalado no bairro Gervásio Maia e terá como objetivo oferecer apoio a mães solo, famílias e responsáveis que necessitam estudar, trabalhar ou participar de atividades de qualificação profissional à noite.
A Cuidoteca oferecerá atividades lúdicas e recreativas, como brincadeiras, contação de histórias, leitura, jogos e oficinas de arte, além de atividades de cuidado, como troca de roupas, higiene, alimentação e descanso. O espaço foi pensado para garantir um atendimento humanizado, inclusivo e seguro às crianças, contribuindo para o bem-estar das famílias e a igualdade de oportunidades.
A primeira Cuidoteca do Brasil foi inaugurada em 2024 na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), como parte de um projeto-piloto do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Agora, João Pessoa se destaca como referência regional na implantação do modelo, reafirmando seu papel de cidade inovadora e comprometida com o cuidado e a inclusão social.



