Paraíba realiza nove coletas itinerantes de sangue em novembro para reforçar estoques
As primeiras ações, realizadas nas cidades de Teixeira (em 4/11) e Monteiro (em 5/11), já foram concluídas
O Hemocentro da Paraíba segue com o calendário das coletas itinerantes de sangue programadas para o mês de novembro, com o objetivo de reforçar os estoques e garantir o atendimento da rede hospitalar e das unidades de pronto atendimento em todo o estado.
As primeiras ações, realizadas nas cidades de Teixeira (em 4/11) e Monteiro (em 5/11), já foram concluídas. Ao longo do mês, ainda estão previstas sete novas coletas nos municípios de Cabedelo, Taperoá, Picuí, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Sousa e Catolé do Rocha.
As atividades são realizadas por meio da unidade móvel do Hemocentro, em parceria com secretarias municipais de saúde, faculdades, prefeituras, além da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e hemonúcleos regionais.
De acordo com a diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha, as coletas itinerantes são “essenciais para ampliar o acesso e fidelizar voluntários à doação de sangue”. Ela lembra que, no fim do ano, há uma redução nas doações por conta de festas e férias, o que exige maior mobilização. “Contamos com a solidariedade e colaboração de todos”, reforça.
Para doar sangue, os voluntários devem apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar bem alimentados e hidratados. Menores de idade (entre 16 e 17 anos) precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Além das ações itinerantes, as doações também podem ser feitas nos postos fixos do Hemocentro: o Hemocentro Coordenador de João Pessoa, o Hemocentro Regional de Campina Grande e os Hemonúcleos de Patos, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Piancó e Itaporanga.
Calendário atualizado das coletas itinerantes – novembro de 2025
- 11/11 – Cabedelo, Faculdade de Ciências Médicas, a partir das 8h
- 13/11 – Taperoá, a partir das 7h
- 14/11 – Picuí, a partir das 7h
- 18/11 – São José do Sabugi, a partir das 7h
- 19/11 – Junco do Seridó, a partir das 7h
- 24/11 – Sousa, Fórum Dr. José Mariz, das 12h às 17h
- 25/11 – Catolé do Rocha, a partir das 7h
O Hemocentro destaca que cada doação pode salvar até quatro vidas e convida a população paraibana a participar das próximas etapas, fortalecendo a corrente de solidariedade que mantém os estoques de sangue em níveis seguros.



