Ministério da Cultura promove debates sobre políticas culturais e educacionais em João Pessoa
O objetivo é ampliar o diálogo entre gestores públicos, universidades e a sociedade civil
O Ministério da Cultura (MinC) realiza, nos dias 6 e 7 de novembro, duas agendas em João Pessoa (PB) voltadas ao fortalecimento das políticas culturais no estado. As ações são promovidas pela Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e pelo Escritório Estadual do MinC na Paraíba, com o objetivo de ampliar o diálogo entre gestores públicos, universidades e a sociedade civil.
O primeiro encontro acontece no dia 6, às 9h, na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) — também conhecida como Casa Rosada. O debate, intitulado “O Sistema Nacional de Cultura no contexto da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e as políticas de formação artística e cultural, livro e leitura”, contará com a presença do secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, e da coordenadora do Escritório Estadual do MinC na Paraíba, Rejane Nóbrega.
O evento é uma realização do MinC, por meio da Sefli e do Escritório Estadual, em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba e a Associação Balaio Nordeste.
Em seguida, no dia 7, às 13h30, o secretário Fabiano Piúba participa do I Ciclo de Debates do Plano de Arte e Cultura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na mesa “Política e gestão cultural universitárias: fortalecendo a arte e a cultura na UFPB”, que será realizada no Cine Aruanda, localizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB), no Campus I.
Durante os encontros, serão discutidas estratégias para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a integração entre cultura e educação e o incentivo à formação artística, leitura e bibliotecas.
“Vamos estar, nos dias 6 e 7, em João Pessoa, para dois debates importantes com a sociedade civil e gestores sobre o Sistema Nacional de Cultura, no âmbito da Aldir Blanc, com ênfase nas políticas de formação artística e cultural, livro e leitura”, afirmou Fabiano Piúba, secretário da Sefli.
Já Rejane Nóbrega destacou o trabalho de articulação realizado pelo escritório estadual. “Temos feito uma articulação importante junto às bibliotecas públicas e comunitárias, professores de artes e agentes da literatura em toda a Paraíba. Esse diálogo reforça a importância de integrar cultura e educação como bases complementares para o desenvolvimento humano e territorial no estado”, afirmou.



