Veja regras para prova de redação do Enem 2025, que será aplicada no domingo
Participantes terão que produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas
A prova de redação do Enem 2025 será aplicada no próximo domingo (9), junto com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta e dos textos motivadores. A nota varia de 0 a 1.000 pontos, conforme as cinco competências estabelecidas pelo exame.
O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política, e o participante deverá defender um ponto de vista com base em argumentos consistentes e coerentes. Além de demonstrar domínio da escrita formal, o texto deve apresentar informações, fatos e opiniões que sustentem a tese defendida.
A prova exige ainda uma proposta de intervenção social, ou seja, uma solução para o problema discutido no texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos; redações que apresentem ideias contrárias a esse princípio receberão nota zero. Entre os casos que levam à anulação estão incitação à violência ou conteúdos de cunho racista.
A redação será corrigida por dois avaliadores, graduados em letras ou linguística, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências:
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema;
- Organização das informações, fatos e argumentos;
- Uso adequado dos mecanismos linguísticos de coesão e coerência;
- Apresentação de proposta de intervenção.
A nota final será a média das pontuações atribuídas pelos dois corretores. Somente serão avaliadas as redações transcritas para a folha oficial do exame.
Entre os critérios que resultam em nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, uso de língua estrangeira, identificação indevida na folha, estrutura incorreta (fora do modelo dissertativo-argumentativo) e desrespeito à seriedade do exame, como uso de palavrões ou desenhos.
O Enem 2025 terá 4.811.338 candidatos, número 11,22% superior ao do ano passado. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30, realizada entre 10 e 21 de novembro.



