TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
inscrições abertas

João Pessoa abre seleção para diretores de escolas da rede municipal

O objetivo é escolher novos gestores escolares e criar um cadastro de reserva de profissionais que possam assumir essas funções no futuro

Por Carlos Rocha Publicado em
Escola Municipal Joacil de Brito, no loteamento Parque do Sol
João Pessoa abre seleção para diretores de escolas da rede municipal (Foto: PMJP)

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC) divulgou nesta terça-feira (4 de novembro de 2025) o edital nº 001/2025, que abre o processo de seleção interna para diretores pedagógicos e administrativos das escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo é escolher novos gestores escolares e criar um cadastro de reserva de profissionais que possam assumir essas funções no futuro. O processo segue as regras da Lei Municipal nº 14.754/2023, que define como deve ser feita a escolha dos diretores das escolas públicas da capital.

As vagas são para Diretor Pedagógico e Diretor Administrativo, com carga horária de 40 horas semanais. Podem participar apenas servidores efetivos da rede municipal, que já tenham concluído o estágio probatório.

Para o cargo de Diretor Administrativo, é exigido curso superior e pós-graduação em Educação ou área relacionada. Já para o cargo de Diretor Pedagógico, é necessário ter Licenciatura em Pedagogia e pós-graduação na área de Educação ou similar.

As inscrições devem ser feitas somente pela internet, entre os dias 4 e 13 de novembro de 2025, por meio do link: https://sedec.joaopessoa.pb.gov.br/selecao/diretores/. Cada participante poderá se inscrever apenas uma vez, concorrendo a um único cargo.

O processo será coordenado pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo de Diretores Escolares (COPSIDE) e contará com quatro etapas principais:

  • Inscrição – fase inicial, que pode eliminar o candidato se os requisitos não forem cumpridos.
  • Análise de currículo – avalia formação acadêmica e experiência na área de gestão escolar, valendo até 100 pontos.
  • Entrevista individual e apresentação do plano de gestão – todos os candidatos participarão dessa etapa, que será gravada em áudio e vídeo. A pontuação máxima é de 100 pontos, e é preciso atingir pelo menos 64 pontos para seguir adiante.
  • Prova objetiva – com 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos da área, exigindo mínimo de 60 pontos para aprovação.

Também haverá uma consulta à comunidade escolar, etapa classificatória que levará em conta a apresentação pública do plano de gestão de cada candidato.

O edital traz orientações especiais para os diretores que já estão em exercício. Quem foi aprovado no processo anterior (edital nº 001/2023) e deseja continuar na mesma escola e função precisa se inscrever e participar das etapas de entrevista e consulta à comunidade escolar, mas não receberá pontuação nessa entrevista.

Já quem quiser mudar de escola ou assumir outro cargo de direção deverá participar de todas as etapas da seleção, nas mesmas condições que os novos candidatos.

A nomeação dos diretores escolhidos será feita pelo prefeito de João Pessoa, depois da consulta às comunidades escolares.

O edital completo está disponível na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (4 de novembro de 2025).



Relacionadas