Atendimento online para agilizar serviços da Seplan-JP começam nesta segunda (03)
Durante os meses de novembro e dezembro o público poderá optar entre o atendimento presencial ou online
A partir desta segunda-feira (3), quem precisa resolver pendências junto à Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) não precisará mais sair de casa. O órgão municipal passa a oferecer atendimento online para tirar dúvidas sobre processos de alvarás, Habite-se, certidões, reformas e demolições, entre outros serviços, através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
A novidade integra as ações de modernização da gestão pública e tem como objetivo tornar o atendimento mais ágil, prático e acessível, reduzindo o deslocamento de cidadãos e profissionais até o Centro Administrativo Municipal (CAM).
De acordo com o secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, durante os meses de novembro e dezembro o público poderá optar entre o atendimento presencial ou online, período em que serão oferecidas orientações sobre o uso da nova ferramenta digital. A partir de 2 de janeiro de 2026, o atendimento passará a ser feito exclusivamente pela plataforma online, ficando o presencial reservado apenas para casos excepcionais, mediante agendamento.
O secretário executivo de Planejamento, Israel Cavalcanti, explicou que a iniciativa beneficiará diretamente usuários desses serviços, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com mais agilidade, conforto e economia de tempo e dinheiro, já que reduzirá deslocamentos às unidades da Seplan.
Para garantir um serviço de qualidade, servidores das unidades da Seplan, como Geoprocessamento, Cartografia e Cadastro, Licenciamento Urbano e Econômico e Fiscalização, passaram por treinamento específico para atuar no atendimento virtual, garantindo respostas rápidas e precisas às demandas dos usuários.
Um passo a passo simples está disponível no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, explicando como enviar dúvidas e acessar o suporte da Seplan sem precisar comparecer presencialmente.
Confira o passo a passo para utilizar o atendimento online da Seplan:
- Acesse o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e informe o CPF e a data de nascimento.
- Aceite os termos de uso e complete o cadastro com os dados solicitados para concluir o acesso.
- No menu principal, vá em Categorias e localize a opção Planejamento Urbanístico.
- Dentro de Planejamento Urbanístico, escolha o serviço de interesse, como Alvarás, Habite-se, Certidões, Licenciamento Urbano ou Overheight.
- Após selecionar o serviço, preencha os campos necessários e envie a solicitação diretamente pelo aplicativo.



