TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Operação Alba Rosa

Jovem é preso suspeito de divulgar material nazista e pichar suástica em universidade da Paraíba

A investigação foi assumida pelo NHPP-GTE, em caráter especial, após denúncia encaminhada pela reitoria da UEPB

Por Redação T5 Publicado em
Prisao policiacivil albarosa
O preso foi encaminhado à carceragem da Cidade da Polícia Civil, em Campina Grande (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta quinta-feira (31), em Pocinhos, um jovem de 20 anos suspeito de pichar uma suástica no banheiro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e divulgar material de teor nazista e preconceituoso na internet.

A ação, denominada Operação Alba Rosa, foi conduzida pelo Núcleo de Homicídios – Grupo Tático Especial (NHPP-GTE) de Juazeirinho, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara de Garantias de Campina Grande.

A investigação foi assumida pelo NHPP-GTE, em caráter especial, após denúncia encaminhada pela reitoria da UEPB. Segundo a Polícia Civil, o suspeito já havia sido alvo de operação da Polícia Federal que investigava atos preparatórios para terrorismo. As provas desse inquérito foram compartilhadas com autorização judicial, apontando indícios de autoria nos crimes de ódio investigados.

O preso foi encaminhado à carceragem da Cidade da Polícia Civil, em Campina Grande, onde aguarda audiência de custódia.

O nome da operação, Alba Rosa (“rosa branca”, em latim), faz referência a um movimento de resistência pacífica ao regime nazista na Alemanha.



Relacionadas