Memorial Abelardo da Hora abre exposição do projeto ‘Fora de Hora’ nesta sexta (31)
Projeto ‘Fora de Hora’ busca criar um diálogo entre poéticas artísticas e gerar debates
O Memorial Abelardo da Hora (MAH) inaugura nesta sexta-feira (31), às 19h, a exposição do projeto ‘Fora de Hora’, com obras da Marcenaria Olinda. A mostra poderá ser visitada até o dia 14 de dezembro no Espaço Cultural José Lins do Rego, na avenida Abdias Gomes de Almeida, 800, em Tambaú, João Pessoa.
Inaugurado em 2022, o MAH abriga mais de 250 obras de Abelardo da Hora, incluindo esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, cerâmicas e tapeçarias. O museu, gerido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), é um dos maiores do Brasil dedicados a um artista expressionista, com curadoria e expografia de Daniel da Hora.
O projeto ‘Fora de Hora’ busca criar um diálogo entre poéticas artísticas e gerar debates sobre temas contemporâneos de decolonialidade. Nesta edição, as obras de Abelardo da Hora se encontram com a Marcenaria Olinda, oficina de criação fundada em 2015 que trabalha com madeira reaproveitada, fotografia, vídeo, desenho e outras linguagens. A oficina atua nos campos do design, artes visuais, arquitetura, patrimônio e educação, promovendo sustentabilidade e valorização do trabalho manual.
A Marcenaria Olinda transforma a arte em prática política e ritual, inspirada nas tradições artesanais, saberes orais e feiras populares, unindo memória, invenção e consciência ambiental. O projeto propõe um encontro entre o popular e o contemporâneo, transformando o museu em um espaço de experiências visuais e sensoriais.
Abelardo da Hora (1924-2014) foi um dos maiores escultores brasileiros do século XX, formado pela Escola de Belas Artes do Recife e fundador da Sociedade de Arte Moderna do Recife. Sua obra, reconhecida nacional e internacionalmente, integra acervos como o Museu Nacional de Belas Artes, MASP, MAC/USP e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, além de coleções privadas em vários países. Além da trajetória artística, teve forte atuação política como dirigente do Partido Comunista Brasileiro e participou da luta pela redemocratização do país.



