Megaoperação no Rio prende traficante da alta cúpula do Comando Vermelho na Paraíba
O traficante paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, da alta cúpula do Comando Vermelho, foi preso na terça-feira (28) durante megaoperação policial no Rio de Janeiro
O traficante paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, apontado como membro da alta cúpula do Comando Vermelho na Paraíba, foi preso nessa terça-feira (28) durante a megaoperação da polícia no Rio de Janeiro. Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Barbosa estava foragido no estado fluminense e era muito próximo do presidente da facção na Paraíba. A polícia paraibana já havia identificado, a partir de dados da inteligência, que o traficante estava em comunidades do estado.
Damião Barbosa, cuja atuação se concentrava na cidade de Araçagi, no Brejo paraibano, possui dois mandados de prisão em aberto. Um deles, em Sapé, é referente a condenação por tráfico e associação para o tráfico, com pena de 5 anos e seis meses em regime fechado. O outro, em João Pessoa, soma os mesmos crimes a roubo qualificado, com 30 anos de reclusão, também em regime fechado.
Até o momento, não há definição sobre um possível transferência do traficante para um presídio na Paraíba.
Megaoperação no Rio de Janeiro
Dados atualizados pelo secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, indicam que a Operação Contenção, realizada nessa terça-feira (28) pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro, resultou em 119 mortes, sendo 115 civis e quatro policiais. As informações foram divulgadas no início da tarde desta quarta-feira (29).
Ao todo, a operação resultou em 113 prisões, incluindo 33 pessoas de outros estados que atuavam no Rio de Janeiro. Além disso, dez adolescentes foram encaminhados para unidades socioeducativas. A operação mobilizou 2,5 mil policiais e se tornou a maior ação de segurança no Rio de Janeiro dos últimos 15 anos.



