TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Mudança

Mais da metade dos MEIs do CadÚnico na Paraíba formalizou negócio após acesso a benefícios sociais

Levantamento do Sebrae e MDS mostra que 59,2% dos microempreendedores paraibanos formalizaram o negócio depois de ingressar no sistema

Por Redação T5 Publicado em
Atendimento MEI
MEI tem funcionado como ferramenta de transição e complemento de renda para famílias em situação de vulnerabilidade (Foto: Divulgação)

Mais da metade dos microempreendedores individuais (MEIs) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) na Paraíba formalizou o negócio após o ingresso em programas de assistência social. Os dados são do Informe CadÚnico 07/2025, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O estudo mostra que 59,2% dos MEIs paraibanos com registro no CadÚnico iniciaram a atividade formal depois de integrarem a base social, enquanto 50,6% deles pertencem a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

O levantamento indica que a formalização como MEI tem funcionado como ferramenta de transição e complemento de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo a analista do Sebrae-PB, Nelijane Ricarte, o resultado reforça o papel do empreendedorismo como via de ascensão social. “O MEI permite que a família mantenha o suporte social enquanto constrói sua própria fonte de sustento e inicia o caminho para sair da extrema pobreza. Esses dados reforçam a urgência de políticas públicas que apoiem e qualifiquem esse empreendedor, garantindo que a formalização se converta em um negócio duradouro e lucrativo”, destacou.

O relatório mostra ainda que 43% dos MEIs com CNPJ e responsável no CadÚnico já foram atendidos pelo Sebrae, sendo que 42% desse atendimento ocorreu após o ingresso no sistema social. O dado evidencia o impacto das ações de apoio técnico e inclusão produtiva oferecidas pela instituição. “Essa atuação integrada fortalece a inclusão socioprodutiva, amplia as oportunidades e ajuda a construir trajetórias mais autônomas e sustentáveis para milhares de famílias paraibanas”, afirmou Nelijane.

A parceria entre Sebrae e MDS tem possibilitado a identificação e o acompanhamento de empreendedores em vulnerabilidade socioeconômica. Enquanto o MDS realiza o mapeamento das famílias, o Sebrae oferece orientação técnica, capacitação e estratégias de gestão, criando condições para que os empreendedores transformem oportunidades em resultados concretos e sustentáveis.



Relacionadas

Mais Lidas