Tartaruga marinha é encontrada morta a quilômetros do mar no Litoral Sul da Paraíba
O animal, já em avançado estado de decomposição, estava a cerca de três quilômetros da praia de Jacumã, uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas na região
Uma tartaruga marinha de grande porte foi encontrada morta nesta sexta-feira (24) em um terreno baldio localizado no Loteamento Chácaras do Mar, em Carapibus, município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba. O animal, já em avançado estado de decomposição, estava a cerca de três quilômetros da praia de Jacumã, uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas na região.
A distância do mar e o peso do animal levantam dúvidas sobre como a tartaruga chegou até o local. Moradores que encontraram o corpo acreditam que ele possa ter sido transportado por terceiros. Uma das linhas de apuração considera a possibilidade de envolvimento no tráfico de carapaças, prática ilegal que utiliza o casco da tartaruga na confecção de artesanatos, bijuterias e outros objetos.
A suspeita é que o animal tenha sido deixado no terreno para que o processo de decomposição ocorresse e, em seguida, os responsáveis pudessem retornar para recolher apenas o casco.
Até o momento, nenhum órgão ambiental confirmou a causa da morte nem o motivo pelo qual o corpo foi parar no terreno. O caso deve ser comunicado às autoridades competentes, como o Projeto Tartarugas Urbanas e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para investigação.



