TJPB participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação entre 3 e 7 de novembro
O evento contará com a atuação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec)
O Poder Judiciário da Paraíba participará da 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação, que será realizada de 3 a 7 de novembro. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento contará com a atuação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). No estado, 57 comarcas participarão da iniciativa, com a realização de audiências nos juizados especiais e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).
“A essência da Semana Nacional da Conciliação reside na valorização do diálogo como ferramenta principal para a superação de impasses. O Nupemec, do TJPB, atua para que as partes em litígio compreendam que o prolongamento de uma disputa judicial é inerentemente desvantajoso. Um processo arrastado que acarreta custos emocionais financeiros e a incerteza de uma decisão imposta, que nem sempre atende plenamente aos interesses de todos os envolvidos”, explicou a juíza Carmen Helen Agra de Brito, coordenadora adjunta do Nupemec.
Durante a Semana de Conciliação, serão 57 magistrados(as) e cerca de 100 conciliadores(as) atuando em um esforço concentrado para promover acordos e soluções consensuais de conflitos de, ao menos, 600 processos. As comarcas de Piancó e Pocinhos se destacam com maior número de processos em pauta, 76 e 62, respectivamente.
Em 2024, o TJPB atendeu 5.310 pessoas; realizou 2.326 audiências; e alcançou 3.100 acordos, que resultaram em um valor de R$ 7.006.965,41 durante a Semana Nacional de Conciliação.



