TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
mobilização nacional

TJPB participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação entre 3 e 7 de novembro

O evento contará com a atuação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec)

Por Redação T5 Publicado em
Sede do TJPB
No estado, 57 comarcas participarão da iniciativa (Foto: Reprodução)

O Poder Judiciário da Paraíba participará da 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação, que será realizada de 3 a 7 de novembro. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento contará com a atuação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). No estado, 57 comarcas participarão da iniciativa, com a realização de audiências nos juizados especiais e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

“A essência da Semana Nacional da Conciliação reside na valorização do diálogo como ferramenta principal para a superação de impasses. O Nupemec, do TJPB, atua para que as partes em litígio compreendam que o prolongamento de uma disputa judicial é inerentemente desvantajoso. Um processo arrastado que acarreta custos emocionais financeiros e a incerteza de uma decisão imposta, que nem sempre atende plenamente aos interesses de todos os envolvidos”, explicou a juíza Carmen Helen Agra de Brito, coordenadora adjunta do Nupemec. 

Durante a Semana de Conciliação, serão 57 magistrados(as) e cerca de 100 conciliadores(as) atuando em um esforço concentrado para promover acordos e soluções consensuais de conflitos de, ao menos, 600 processos. As comarcas de Piancó e Pocinhos se destacam com maior número de processos em pauta, 76 e 62, respectivamente.

Em 2024, o TJPB atendeu 5.310 pessoas; realizou 2.326 audiências; e alcançou 3.100 acordos, que resultaram em um valor de R$ 7.006.965,41 durante a Semana Nacional de Conciliação. 



Relacionadas

Mais Lidas