TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Em João Pessoa

Salão do Queijo da Paraíba reúne quase 350 produtos artesanais no Espaço Cultural

Evento segue até sábado (25) em João Pessoa com exposição, degustação e concursos de produtores de 35 municípios

Por Redação T5 Publicado em
Salao queijos
Visitação ocorre das 14h às 22h (Foto: Divulgação)

O 2º Salão do Queijo da Paraíba está aberto à visitação até este sábado (25), na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, reunindo quase 350 produtos artesanais de 35 municípios paraibanos. O evento integra a programação do 5º Brasil Cachaças, feira que reúne as melhores cachaças do país, e é promovido pelo Instituto Social do Queijo (Isaque) com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).

A visitação ocorre das 14h às 22h, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla, ao preço de R$ 10, mais dois quilos de alimentos não perecíveis. O público pode conhecer e degustar uma variedade de queijos e cachaças, além de participar de oficinas, concursos e apresentações musicais.

O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, destacou o papel do evento na valorização da produção local. “A importância do Salão do Queijo da Paraíba é ser uma vitrine da nossa produção, um espaço de confraternização e de oportunidade para que o Brasil conheça os nossos produtos”, afirmou.

Entre os expositores está o casal Renato e Carla Almeida, produtores do tradicional Queijo Bola de Lastro, no Sertão paraibano. A receita, de origem do século XIX, é feita com leite de vaca e foi transmitida por gerações. Renato contou que o apoio da Sedap-PB e do Sebrae-PB ajudou a aprimorar a produção. “Participar do Salão do Queijo abre novos mercados. Para atender à demanda, teríamos que triplicar a produção mensal de 250 unidades”, disse.

Outro destaque é o Queijo Coruja, produzido em Barra de São Miguel, no Cariri. Criado em 2018 por Pedro Pedrosa e Bruna Sagretzki, o projeto surgiu como alternativa econômica para a Fazenda Coruja, que utiliza leite de cabra da raça murciana granadina, adaptada ao semiárido. O casal produz quatro tipos de queijo artesanal: Lua Nova, Coroa de Frade, Chefre e Beursin. “Eventos como o Salão do Queijo ajudam a abrir novos mercados e apresentar o produto a novos consumidores”, destacou Pedro.

O Salão do Queijo acontece junto ao Brasil Cachaças, que também apresenta bebidas de vários estados, com destaque para a cachaça Rainha, produzida desde 1877 no Engenho Goiamanduba, em Bananeiras. “São 148 anos de história”, lembrou a expositora Karol Alves.

Além das exposições, o evento oferece oficinas de harmonização, preparo de drinks e pratos, além de shows musicais. Nesta sexta-feira (24), a programação conta com a apresentação de Ronaldo Rossi, cover de Reginaldo Rossi, e no sábado (25), com a Roda Mulheres no Samba. O 2º Salão do Queijo da Paraíba conta com a parceria do Sebrae-PB, Faepa, Senar-PB, OCB, Banco do Nordeste e Governo Federal.



Relacionadas