TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Cultura popular

VII Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri começa neste domingo (26)

Edição 2025 terá doze dias de evento, com grupos de folclore de cinco países

Por Redação T5 Publicado em
Festival boa vista
Programação é gratuita em três cidades (Foto: Divulgação)

A sétima edição do Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba (FIFAC) começa neste domingo (26) e segue até o dia 06 de novembro, abrangendo as cidades de Taperoá, Boa Vista e Santo André. Segundo a organização, a edição de 2025 promete ser uma das maiores, com a participação confirmada de delegações de cinco países estrangeiros, além de representações de diversas regiões do Brasil.

O FIFAC receberá grupos internacionais do México, Chile, Equador, Colômbia e Ucrânia, que se juntarão a delegações nacionais da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Paraná. A organização projeta um público de mais de 20 mil pessoas, o que deve impulsionar o comércio e a rede hoteleira em todo o Cariri Paraibano.

Todas as atividades do festival serão realizadas em locais abertos, com acesso gratuito, visando promover a democratização e o acesso aos bens culturais. O evento busca fomentar o intercâmbio cultural, a valorização da cultura caririzeira e paraibana, e servir como ferramenta de desenvolvimento local atrelado ao turismo.

A programação gratuita inclui 11 espetáculos noturnos em praças públicas, com a participação de até quinze grupos por noite. Além disso, o evento contará com o Salão Internacional de Artesanato do Cariri, que ocorrerá de 26 de outubro a 1º de novembro, valorizando a economia criativa e promovendo vivências com mestres populares.

Outras atividades importantes são as Caravanas Culturais, o Projeto Folclore na Escola (beneficiando mais de 3.500 alunos), o Muro Literário com exposição de cordéis, e o VI Seminário Internacional de Cultura, nos dias 30 e 31 de outubro, que debaterá "Cultura Viva e Turismo de Base Comunitária" com palestrantes de diversos países.

Alice Monteiro, idealizadora e coordenadora geral do FIFAC, convida a todos para "vivenciar essa experiência caririzeira", ressaltando que o objetivo é "promover a troca cultural entre grupos brasileiros e internacionais, valorizando a cultura popular e a identidade do Cariri". A divulgação detalhada dos horários das apresentações em cada cidade será feita em breve.

O Festival conta com a chancela do IOV desde 2023, integrando uma rede de 330 festivais globais. É uma realização da Universidade Leiga do Trabalho, Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, Pontão Paraíba Cultura Viva e Prefeitura de Taperoá, com o apoio de diversas instituições, incluindo o Ministério da Cultura, Caixa e a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba.



Relacionadas

Mais Lidas