Chuva de meteoros Oriônidas começa nesta terça (21) e pode ser vista do Brasil
Fenômeno terá pico de intensidade entre 0h e 2h de quarta-feira
A chuva de meteoros Oriônidas terá início na noite desta terça-feira (21) e poderá ser acompanhada de diversas regiões do Brasil, com expectativa de até 20 meteoros por hora. Considerada uma das mais belas chuvas do ano, os meteoros passam em alta velocidade e podem deixar rastros brilhantes visíveis por vários segundos ou até minutos. O pico de intensidade ocorre entre 0h e 2h de quarta-feira (22), com nova alta prevista no mesmo horário na madrugada de quinta-feira (23).
Apesar de o fenômeno parecer se originar da constelação de Órion, ele pode ser avistado em qualquer ponto do céu. No Brasil, o ideal é olhar para o noroeste, preferencialmente em locais afastados de centros urbanos e com pouca iluminação artificial. Mesmo em áreas mais iluminadas, ainda é possível observar a chuva de meteoros. Para melhor visualização, recomenda-se deixar os olhos se acostumarem à escuridão por 20 a 30 minutos.
As Oriônidas são formadas por detritos do cometa Halley, cuja última passagem foi registrada em 1986. Durante a órbita ao redor do Sol, pedaços do cometa se desprendem e, ao entrarem na atmosfera terrestre, incendeiam-se e iluminam o céu, proporcionando o espetáculo visual.



