Trabalho infantil na Paraíba cresce 37% em um ano, aponta IBGE
Em termos absolutos, mais de 10 mil meninos e meninas passaram a ser explorados pelo trabalho precoce no estado
O trabalho infantil na Paraíba teve aumento de 37% entre 2023 e 2024, com mais de 10 mil crianças e adolescentes sendo explorados, segundo dados da Pnad Contínua do IBGE.
Os números foram debatidos em uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (15), com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) e representantes de órgãos de proteção à infância.
O aumento reflete a falta de implementação efetiva de políticas públicas e de fortalecimento da rede de proteção, como Conselhos Tutelares, apontou o procurador Raulino Maracajá, coordenador da Coordinfância/MPT.
O MPT busca colocar em prática o Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, promovendo ações concretas para reduzir a exploração de crianças e adolescentes na Paraíba.
Como parte das ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) realiza no próximo domingo (26) a corrida “10 Milhas do Trabalho”, em celebração aos 40 anos do Tribunal. A largada será às 5h30, na Arena CSQ, em João Pessoa, com percursos de 5 km, 10 km e 16 km.



