Carretas “Agora Tem Especialistas” começam atendimento em Patos e Campina Grande
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, informou que a Paraíba começa a ação com duas carretas, parte de um total de 22 unidades em todo o país, para atender demandas reguladas nos municípios
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) participou nesta sexta-feira (17) do lançamento da Carreta “Agora Tem Especialistas” nos municípios de Patos e Campina Grande. O programa é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Governo da Paraíba, e oferece atendimento especializado à saúde da mulher, com foco em prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero.
Durante o mês de outubro, cada carreta vai realizar cerca de 500 atendimentos, voltados a mulheres de Patos, Campina Grande e regiões próximas. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, com objetivo de reduzir o tempo de espera por exames e garantir o encaminhamento rápido para tratamento, se necessário.
O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou que o programa busca descentralizar o atendimento especializado e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, informou que a Paraíba começa a ação com duas carretas, parte de um total de 22 unidades em todo o país, para atender demandas reguladas nos municípios.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, detalhou que os exames serão feitos conforme a lista de pacientes disponibilizada pelos municípios, com previsão de atender cerca de 500 mulheres em 30 dias.
Além do lançamento das carretas, a agenda incluiu visitas ao Hospital do Bem, para verificar os serviços de quimioterapia e as obras do acelerador linear, previsto para entrega até o fim de 2026, e ao Hospital de Trauma de Patos, que terá ampliação na capacidade de atendimento.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Francisco Guedes, e o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros.



