João Pessoa promove ação de combate à sífilis neste sábado no Busto de Tamandaré
A atividade faz parte do Dia Nacional de Mobilização sobre a Sífilis, celebrado sempre no terceiro sábado de outubro
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza, neste sábado (18), uma ação especial de conscientização e testagem contra a sífilis, no Busto de Tamandaré, das 16h às 20h. A atividade faz parte do Dia Nacional de Mobilização sobre a Sífilis, celebrado sempre no terceiro sábado de outubro.
Durante o evento, serão ofertados testes rápidos para o diagnóstico da sífilis, além de orientações sobre prevenção e tratamento. Também estarão disponíveis exames para outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV/AIDS e hepatites B e C.
Segundo Jéssica Mendonça, chefe do departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais da SMS, a mobilização faz parte do chamado Outubro Verde, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
“Convidamos a população a estar conosco neste sábado neste momento tão importante”, destacou.
Atendimento na rede municipal
O tratamento da sífilis está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs), onde os pacientes podem realizar a testagem e, se necessário, receber aplicação de penicilina benzatina.
Além disso, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) também oferece exames rápidos e acompanhamento de pessoas com ISTs. O serviço funciona na Policlínica Municipal de Jaguaribe (Avenida Alberto de Brito, nº 411), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.
O que é a sífilis
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode evoluir em diferentes fases, primária, secundária, latente e terciária, e tem maior poder de transmissão nos dois primeiros estágios.
A doença é transmitida por relações sexuais sem preservativo ou pode ser passada da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto, no que é chamado de sífilis congênita.
O uso do preservativo e o acompanhamento médico no pré-natal são as formas mais eficazes de prevenção.
Números na Capital
De janeiro a setembro de 2025, João Pessoa registrou 1.224 casos de sífilis adquirida, sendo 862 em homens e 362 em mulheres. Também foram notificados 377 casos em gestantes e 85 casos de sífilis congênita, quando a infecção é transmitida ao bebê.



