FliParaíba 2025 traz show de Maria Gadú e programação literária no Centro Cultural São Francisco
A segunda edição do Festival Literário Internacional da Paraíba irá reunir nomes de destaque da literatura feita na Paraíba, no Brasil, na África e em Portugal
A segunda edição do Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) será realizada dias 27, 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (17) pelo governador João Azevêdo.
O Festival reúne nomes de destaque da literatura feita na Paraíba, no Brasil, na África e em Portugal, que vão compor mesas que interligam ancestralidade, identidade e expressões culturais diversas. A programação contará com 10 mesas temáticas, articulando três dimensões: um autor internacional, um brasileiro e um paraibano, somando, ao todo, mais de 30 convidados.
Entre as participações confirmadas estão os escritores Itamar Vieira Junior, da Bahia; o paraibano Bráulio Tavares; os ganhadores do Prêmio Camões, Silviano Santiago e Germano de Almeida; Odete Semedo, da Guiné-Bissau; e Inês Pedrosa, de Portugal.
A programação cultural do FliParaíba inclui shows de Maria Gadú e Camerata Parahyba, Mariana Aydar, Joyce Alane e Lukete. Também estão previstas apresentações de Coco Quilombola, Toré Indígena, Sarau Cigano, além da exposição "Versos Parahybridos" e uma batalha de poesia performática, o Slam.
Entre as novidades desta edição está um espaço destinado ao público infantil, com feira literária, contação de histórias e outras atividades, além de oficinas de cordel e xilogravura. A programação completa será divulgada em breve.
A Feira Literária do Festival FliParaíba, realizada desde a primeira edição em 2024, segue como um dos principais destaques do evento. Escritores interessados em lançar suas publicações podem se inscrever por meio de um formulário eletrônico https://forms.gle/qXnA7AuFU7vyftCr9. Serão 54 lançamentos distribuídos entre os dias 28 e 29 de outubro, durante a programação do evento.
Podem participar escritores paraibanos ou residentes na Paraíba há, no mínimo, cinco anos. Serão aceitos livros publicados entre 2024 e 2025, que ainda não tenham sido lançados na edição anterior do FliParaíba. O regulamento está disponível no mesmo link das inscrições.
O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em uma parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos.



