TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Agora Tem Especialistas

Campina Grande e Patos recebem carretas da saúde da mulher a partir desta sexta-feira (17)

Os veículos oferecerão consultas, exames, biópsias e diagnósticos voltados para a prevenção e o tratamento do câncer de mama e do colo do útero

Por Carlos Rocha Publicado em
Captura de tela 2025 10 16 161905
Campina Grande e Patos recebem carretas da saúde da mulher a partir desta sexta-feira (17)

As cidades paraibanas de Campina Grande e Patos serão contempladas, a partir desta sexta-feira (17), com o atendimento das novas carretas da saúde da mulher, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. Os veículos oferecerão consultas, exames, biópsias e diagnósticos voltados para a prevenção e o tratamento do câncer de mama e do colo do útero, duas das doenças que mais afetam mulheres no Brasil.

Além da Paraíba, as unidades também chegam a Russas e Juazeiro do Norte (CE), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO). Com a inclusão dessas seis novas carretas, o país passa a contar com 28 veículos em circulação neste mês de Outubro Rosa, espalhados por 22 estados. A expectativa é realizar mais de 130 mil procedimentos em regiões que sofrem com a falta de serviços de saúde especializados.

Estrutura de atendimento

As carretas contam com equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado, além de infraestrutura completa para oferecer:

  • Mamografia e ultrassonografia mamária;
  • Punção de mama por agulha grossa;
  • Biópsia e exame anatomopatológico;
  • Colposcopia e outros procedimentos de rastreamento de câncer do colo do útero;
  • Exames ginecológicos, como ultrassonografia transvaginal e pélvica.

O espaço interno é climatizado e inclui consultório ginecológico, sala para pequenos procedimentos, área de acolhimento, além de uma sala de espera externa em tenda climatizada com capacidade para 60 pessoas.

Investimento e logística

De acordo com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (Agsus), foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais para a ação. O agendamento das pacientes é de responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de saúde, que organizam o fluxo conforme critérios das centrais de regulação.

Segundo o secretário executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, o objetivo é garantir acesso em todo o país. “Neste Outubro Rosa, 42,5 mil pacientes do SUS serão atendidas dentro das unidades móveis, totalmente estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais”, destacou.

Expansão até 2026

O programa Agora Tem Especialistas prevê a circulação de 150 carretas da saúde até 2026. Além disso, a iniciativa inclui mutirões de atendimentos, contratação de especialistas, aquisição de novos equipamentos e parcerias com hospitais privados e filantrópicos para reforçar a rede pública.

Na próxima semana, mais sete carretas devem iniciar atividades em outros municípios brasileiros, ampliando ainda mais a cobertura.



Relacionadas

Mais Lidas