PF investiga desvio de recursos da Lei Paulo Gustavo em Itapororoca
Mandados foram cumpridos em Itapororoca, João Pessoa e Jaboatão dos Guararapes-PE
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Vai que Cola, para investigar desvios de recursos públicos federais destinados a projetos culturais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) no município de Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba.
De acordo com as investigações, um grupo criminoso formado por agentes públicos teria montado um esquema para desviar recursos federais repassados a beneficiários de editais culturais. As pessoas selecionadas para receber os valores simulavam a execução dos projetos, mas repassavam parte do dinheiro aos servidores envolvidos, caracterizando desvio de finalidade.
Ao todo, 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por ordem da Justiça Federal na Paraíba. As ações ocorreram nas cidades de Itapororoca e João Pessoa, além de Jaboatão dos Guararapes (PE).
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, sem prejuízo de outros delitos que possam ser identificados no decorrer das investigações.



